"Vazam" as "especificações" do "Nexus 5"

E aí, caras, tudo bem?

Passou um tempo desde minha última postagem aqui, mas eu acordei no clima de escrever então, cá estamos. Você com certeza estranhou a quantidade de aspas no título desse post, mas eu vou explicar ao longo do post.

Como a galera que me acompanha já sabe, eu sou fanático pela linha Nexus, a linha de Androids da Google que trazem uma experiência pura de sistema operacional, sem lags, travamentos e sem nenhuma modificação de fabricantes. E eu costumo acompanhar bem de perto qualquer notícia relacionada a essa linha. Mas vamos ao título do post.

Por que "vazam"? Bom, como muitas pessoas sabem, mas na indústria da tecnologia, nada "vaza". Se a mídia sabe, é porque as fabricantes quiseram liberar essa informação. Geralmente pra criar um hype, uma euforia, uma ansiedade pelo anúncio do produto, pra ver se ele realmente tá tudo isso. Às vezes os rumores se confirmam, às vezes não.

Vejam aí embaixo a imagem que "vazou" do "Nexus 5".


Vamos deixar uma coisa bem clara aqui: quando uma imagem vaza (sem aspas, dessa vez), é porque alguém conseguiu, por descuido de um outro alguém, meter a mão no objeto em questão. Por isso, geralmente as fotos que vazam são com o aparelho em cima de uma mesa mesmo, tiradas geralmente com uma câmera amadora. Agora olha pra essa imagem aí em cima. Você acha MESMO que o cara conseguiu meter a mão em não somente um, mas DOIS Google Nexus 5? E ainda teve tempo de levar em um estúdio fotográfico, botar um fundo daora, ligar um dos smartphones, colocar uma imagem do Watch_Dogs no fundo, fazer uma edição gráfica na foto e depois retornar os dois aparelhos pro lugar onde eles deveriam estar? Não parece muito legítimo, parece?

Por que "especificações"? Por que as especificações que vazaram não fazem sentido. Olha aí a lista no Hexus.net:


Existem itens aí que a gente pode aceitar. O display OLED de 5.2 polegadas com resolução full HD, por exemplo, é perfeitamente plausível, já que o novo Galaxy SIV possui uma tela com essas configurações. O mesmo vale pros speakers, e até a câmera frontal de 2.1MP é aceitável, mas uma câmera com megapixels tão baixos que filme em full HD é forçação de barra- meu Galaxy W tem uma câmera de 5.0MP e não filma em HD. E não colocaram na lista o slot pra microSDHC, fizeram bem. A linha Nexus NUNCA tem slot pra cartão, por milhares de razões que a Google já explicou várias vezes. E eu acho que 64GB de armazenamento interno é um pouco demais pro Nexus. A ideia da Google é usar aparelhos com no máximo 32GB de memória interna pra incentivar os usuários a usarem seus serviços de nuvem, como o Google Docs, Drive, Picasa e etc.

Mas vamos aos outros itens: o processador, por exemplo. A Qualcomm anunciou recentemente a nova linha de processadores Snapdragon 800. ENTRETANTO (leia isso com o "en" bem demorado), a própria empresa já anunciou que só vai liberar os processadores a partir do Q2 2013 (ou seja, abril-maio-junho). Como o "Nexus 5" deve ser apresentado em maio, na Google I/O 2013, é bem improvável que ele chegue já com o recém-lançado Snapdragon 800. A memória RAM também parece ilegítima. 3GB de RAM DDR3 é mais a cara da Samsung no Galaxy SV. A linha Nexus nunca precisou de uma quantidade tão absurda de memória RAM. Além disso, vamos pensar no seguinte: o Galaxy SIV SEM SOMBRA DE DÚVIDA irá receber a atualização do Android Key Lime Pie, e obviamente, a Samsung vai fazer o máximo pra que ele rode com o máximo de desempenho. Então, raciocinando: se o Android 5.0, mesmo pesado depois de ser modificado pela Samsung, ainda vai rodar bem no GS4, por que infernos a Google se importaria em fazer um aparelho com 3GB de RAM ? E por fim, eu não vou nem mencionar o absurdo que é uma câmera de 16MP que filma em 4K, porque acho que isso fala por si só, né?

E por fim, por que Nexus 5? Por que parece improvável que a Google anunciaria um novo Nexus apenas 6 meses depois do lançamento do último. O Nexus 4 foi anunciado no dia 29 de outubro de 2012, junto com outros produtos da linha Nexus, como os tablets Nexus 7 e Nexus 10. Se o passado serve como referência, o antecessor do último Nexus, o Galaxy Nexus (aqui no Brasil comercializado como Galaxy X por questões de patente) foi lançado no dia 17 de novembro de 2011. O antecessor dele, o Nexus S, foi lançado em dezembro de 2010, e o antecessor deste último foi lançado no fim de dezembro de 2009. Como dá pra ver, o espaço de 1 ano entre cada Nexus é evidente. Lançar um aparelho da linha a cada 6 meses é mais o jeito Samsung de ser.

Mas se não é o Nexus 5, o que é? Provavelmente, o primeiro fruto da parceria entre Google e Motorola Mobility (bom, não é bem uma parceria, já que a Google é dona da Motorola, caso você não saiba), um aparelho sem nome, que está sendo chamado de X-PhoneAcho que faz mais sentido que o X-Phone seja o verdadeiro astro do Google I/O 2013 - que acontece em meados de maio deste ano.

Mas e você, o que acha? As specs vazadas fazem sentido pra você? A imagem parece legítima? O que você acha que vai ver na Google I/O, um novo Nexus ou um aparelho totalmente novo? Deixa a sua opinião aí nos comentários.

Até depois <3

0 comentários:

Postar um comentário